Imagem de fundo

Assinale a alternativa que apresenta um dos aspectos da...

Assinale a alternativa que apresenta um dos aspectos da chamada Confederação dos Cariris (também conhecida como Guerra dos Bárbaros), que ocorreu na Paraíba e em outros territórios.


A

Foi um levante de povos indígenas que ocorreu em 1928, contrários ao tratamento que o governo de João Pessoa dava às pautas indígenas.


B

Refere-se ao movimento de povos indígenas que lutaram ao lado de portugueses contra a invasão dos holandeses no Nordeste entre 1790 e 1795.


C

Foi uma série de revoltas de diversos povos indígenas contra o governo federal nos anos 1990, devido à situação de miséria que viviam esses povos.


D

Levante que ocorreu durante o século XVII e parte do XVIII; foi organizado por povos indígenas contra a dominação europeia.


E

Trata-se de um movimento que lutava pela demarcação de terras, sendo iniciado em 1980 pelos povos indígenas da Paraíba.