Imagem de fundo

As tradições ceramistas do Baixo São Francisco e os vestígios arqueológicos encontrados...

As tradições ceramistas do Baixo São Francisco e os vestígios arqueológicos encontrados em Ilha das Flores e Pacatuba revelam uma ocupação pré-colonial complexa, associada à cultura Tupinambá e aos grupos sambaquieiros. Tais elementos são fundamentais para a construção da memória cultural sergipana. Com base nesse contexto, é correto afirmar que:


A

Os vestígios arqueológicos sergipanos comprovam a inexistência de sociedades sedentárias antes do século XVI.


B

A presença dos grupos ceramistas em Sergipe é recente e ocorreu após o contato com europeus.


C

Os sambaquieiros sergipanos tinham cultura nômade e desenvolveram técnicas cerâmicas parecidas com as feitas pelos povos marajoaras.


D

A produção cerâmica e a construção de sambaquis no território sergipano evidenciam formas sofisticadas de organização social e domínio do espaço.


E

Os grupos indígenas do Baixo São Francisco desapareceram sem deixar traços materiais ou culturais relevantes.