Imagem de fundo

Não tenho a pretensão de verticalizar a discussão sobre o...

Não tenho a pretensão de verticalizar a discussão sobre o caráter burguês da Revolução Francesa e mesmo a sua tão decantada falta de universalidade. Minha intenção é menos ambiciosa. Quero reter um elemento da leitura da passagem acima. A noção de direitos do homem expressa na Declaração era bastante abrangente. Como afirma o professor Meneguello, os revolucionários de 1789 tinham uma noção – embora difusa – que a ideia dos direitos do homem perpassava por muitos lugares do real. Liberdade, igualdade, resistência à opressão, liberdade de consciência, direitos sociais, econômicos e culturais.


DA CRUZ PAIVA, Odair. Construção histórica dos direitos humanos: avanços, limites e desafios. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 1, n. 1, p. 38, 2013.


A relação entre Direitos Humanos e Revolução Francesa


A

não se aplica, mediante o caráter difuso e subjetivo da questão na fase mais popular do processo revolucionário francês.


B

não se aplica, sendo mais prudente fazer uma abordagem reflexiva sobre o governo de Luís Bonaparte e o avanço das ideias socialistas do século XIX.


C

pode ser discutida em sala de aula na abordagem da república jacobina no contexto do desenvolvimento do processo revolucionário em curso.


D

pode ser discutida em sala de aula para que os alunos percebam conexões necessárias e se apropriem dos códigos pertinentes aos direitos humanos a partir do golpe do 18 Brumário.