Imagem de fundo

Sobre o chamado “mito da democracia racial” no Brasil, assinale a alternativa correta.

Sobre o chamado “mito da democracia racial” no Brasil, assinale a alternativa correta.

A

Teve em Gilberto Freyre seu principal defensor. Ainda que reconhecesse certas ambiguidades na atitude do brasileiro em relação ao negro, Freyre ressalta a diferença do brasileiro no tratamento de seus escravos se comparados, por exemplo, à escravidão entre os povos árabes, que costumavam tratar seus escravos de forma muito menos amena.

B

O escritor Machado de Assis, apesar de ter poucos escritos direcionados às questões raciais, é frequentemente utilizado para refutar a noção de democracia racial no Brasil. Machado de Assis, mulato, apesar de receber o devido prestígio hoje, foi desconhecido em seu tempo devido à sua condição social – o que corrobora a ideia de que havia, de fato, um preconceito aberto em relação ao negro.

C

A figura do mulato foi o principal representante dos críticos da democracia racial, pois, ainda que teóricos como Gilberto Freyre defendessem a miscigenação, o preconceito contra o mulato, fruto dessa mistura, era tão grande quanto o existente em relação ao negro.

D

Os críticos da noção de democracia racial a partir de meados do século XX passaram a ressaltar o fato de que enquanto no período colonial havia obstáculos ao preconceito aberto em relação ao negro, em uma sociedade competitiva como a capitalista o branco viu-se com a necessidade de lidar de maneira direta com seus preconceitos velados.