

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No campo da política externa, o governo Gaspar Dutra (1946-1951) levou o Brasil a incorporar o espírito da Guerra Fria, inclusive rompendo relações diplomáticas com a URSS, atrelando-se aos ditames de Washington; tal como a Argentina o faria ao final do século XX, o Brasil de Dutra aspirava ter relações privilegiadas com os EUA.
Em 1962, Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, expropriou a Companhia Telefônica Nacional (CTN), que atuava no estado, pelo seu valor histórico, o que provocou sério conflito diplomático entre o Brasil e os Estados Unidos da América (EUA).
Enquanto, para os vitoriosos de 1964, a ruptura significou a defesa de uma democracia em risco, para outros, a queda de Jango correspondeu à vitória de um projeto que propugnava pela modernização capitalista do país pela via conservadora, disposto a adotar, caso necessário, o caminho do autoritarismo.
No governo de Juscelino Kubitschek, o Plano de Metas, priorizando os setores de energia e de transportes, permitiu grandes investimentos na construção e na pavimentação de rodovias.
Certo
Errado
A UDN, o PSD e o PTB, partidos predominantes durante o multipartidarismo no período de 1946 a 1964, foram responsáveis pela perfeita organização de partidos políticos no Brasil, uma vez que estavam profundamente sintonizados com os interesses dos eleitores, e seus parlamentares, plenamente subordinados ao interesse comum.
A construção de Brasília deu impulso significativo à integração nacional por meio de grandes rodovias, o que atendia a um dos objetivos da nova capital, ou seja, promover a interiorização do desenvolvimento.
Certo
Errado
Leia atentamente a citação abaixo, que traz parte de material de propaganda utilizado em importante episódio da história recente do Brasil.
Assinale a alternativa que indica corretamente o episódio para o qual essa propaganda foi utilizada.
O plebiscito de janeiro de 1963 no qual a população se definiu entre o Presidencialismo e o Parlamentarismo.
A campanha das Diretas-Já, realizada em 1984, na qual a população exi-gia o direito de escolher o Presidente.
A campanha pelo "impeachment" do Presidente Collor, em 1992, acusado de corrupção no exercício de suas funções.
O plebiscito realizado em 1993 no qual a população se posicionou entre a Monarquia e a República, e entre o Parlamentarismo e o Presidencialis-mo.
Adotou uma política externa independente dos Estados Unidos e condecorou um dos líderes da revolução cubana, Ernesto "Che" Guevara. A que presidente do Brasil estão relacionados esses fatos?
João Goulart
Getúlio Vargas
Juscelino Kubistchek
Café Filho
Jânio Quadros
Na fase de integração de atividades do CNP, se o setor privado conseguia ampliar sua capacidade de refino com novas concessões — Refinaria de Petróleo de Manguinhos S.A., no Rio de Janeiro, Refinaria e Exploração de Petróleo União, em Capuava, e Refinaria I. B. Sabbá, em Manaus —, o setor público expandia ainda mais suas atividades petrolíferas integradas, da exploração ao refino, que, salvo na distribuição, já constituíam um monopólio de fato, em 1953, a cargo do CNP.
Política e economicamente, os Anos JK foram a mais completa antítese da Era Vargas: ao nacionalismo getulista, Juscelino respondeu com a abertura da economia brasileira aos capitais internacionais e uma serena sujeição aos ditames do receituário conservador e anti-inflacionário de organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI).
É inegável o peso da Revolução Cubana sobre o imaginário brasileiro — e latino-americano — naquele período: de um lado, embalava a utopia revolucionária e os sonhos reformistas; de outro, acenava com a possibilidade de reformas graduais e controladas, o que interessava aos setores direitistas e conservadores.
Os dois estilos e modelos que estiveram no cerne do debate político nacional nos primeiros anos da década de 60, aos quais se referem os autores do texto, tiveram, nas eleições de 1962, boa oportunidade de serem postos a prova, com relação ao apoio popular, pois a expressiva votação do reformista PTB levou, na prática, à aproximação entre as duas maiores agremiações conservadoras, PSD e UDN.
Observe a charge abaixo.

Essa charge, publicada na Folha de São Paulo, em 1998, revela alguns problemas presentes na realidade brasileira na década de 1990, EXCETO:
O agravamento do quadro de concentração de renda brasileiro, forçando o Estado a ampliar o orçamento destinado às políticas de seguridade social.
A crise do sistema de previdência pública que tem como um de seus motivos o crescimento do número de benefícios pagos em função do envelhecimento da população.
As dificuldades de geração de empregos necessários para absorver novos contingentes de mão-de-obra, em função das transformações econômicas ocasionadas pela política neoliberal.
O descompasso existente entre o número de contribuintes e o número de beneficiários do sistema previdenciário em função da diminuição de empregos formais observada no País.