Imagem de fundo

No trecho acima, o jornalista e cientista social Johann...

TEXTO PARA A QUESTÃO 21


“Debruçado sobre os arquivos, lendo as pilhas de papéis que sobreviveram desde o início da guerra às drogas, percebi uma coisa que considerei difícil entender no início. Os argumentos que escutamos hoje para acabar com as drogas são de que precisamos proteger os adolescentes e prevenir a dependência em geral. Presumimos que essas deveriam as razões para o conflito ter começado, mas não. Eram apenas motivos secundários. A razão principal para banir as drogas – a obsessão dos homens que lançaram essa guerra – era que essas substâncias estavam sendo usadas por negros, mexicanos e chineses, fazendo-os esquecer de qual era o seu lugar; ameaçando, assim, a posição dos brancos”.

(HARI, Johann. Na fissura: uma história do fracasso no combate às drogas. Tradução: Hermano Brandes de Freita. 1º edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p.42.)

No trecho acima, o jornalista e cientista social Johann Hari comenta a dificuldade que teve de entender o motivo da guerra às drogas iniciada nos EUA no início do século XX. No mesmo livro ele cita o caso da cantora de jazz Billie Holiday, negra, perseguida e presa pelo comissário do serviço de Narcóticos dos Estados Unidos, Harry Anslinger, por ser dependente de heroína. O comissário, quando soube que a atriz Judy Garland, branca, também fazia uso da mesma droga, tratou-a de forma diferente, escrevendo uma carta ao estúdio para o qual ela trabalhava garantindo que a atriz não tinha nenhum problema com drogas. Sobre os motivos da guerra às drogas nos EUA no início do século XX, assinale a alternativa correta:


A

Nos Estados unidos, a proibição do uso de drogas foi uma maneira que o governo encontrou para desestruturar o crime organizado, que lucrava com a distribuição e venda destas perigosas substâncias.


B

Nos Estados Unidos a proibição do uso de drogas tinha o objetivo de salvar a vida daqueles que as usavam: negros, mexicanos, chineses, tarados, desempregados e criminosos.


C

Tal modelo repressivo de controle do uso de drogas foi adotado após longo debate racional e democrático e com base em evidências científicas, que levou à proscrição de substâncias que se tornaram ilícitas mediante a criação de uma norma proibitiva e penas severas.


D

Nos Estados Unidos, a construção da proibição às drogas teve como base a ideia de reprovação moral a pessoas que faziam uso de algumas substâncias, estando a criminalização associada a específicos grupos raciais e sociais minoritários e discriminados como ferramenta de controle social dos indesejáveis e de gestão da miséria.


E

Nos Estados Unidos, a construção da proibição às drogas teve como base a ideia de preservar a saúde da população, evitando que as pessoas tenham contato com substâncias que podem causar a morte.