Imagem de fundo

“O país era grande, e a corte desconhecia as...

“O país era grande, e a corte desconhecia as especificidades de suas diferentes regiões, que vistas de longe pareciam quietas, serenas e davam a impressão de que assim continuariam para sempre. A emancipação política de 1822 consolidou-se em torno da corte, isto é, do Rio de Janeiro, privilegiando a instituição monárquica e a unidade nacional”. Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 243.

Analisando o extrato de texto apresentado, é correto afirmar que:


A

Devido a grande extensão do país, o projeto de emancipação politica do Brasil atendeu amplamente os desejos e necessidades especificas das diversas regiões, especialmente quanto às demandas sociais;


B

Frente aos diversos projetos regionais, os projetos de organização nacional no Brasil de 1822 implantaram a forma de governo republicana com a unidade nacional garantida;


C

Mesmo com as condições distintas apresentadas nos diversos pontos do país, o projeto estabelecido desde o Rio de Janeiro programou um regime centralizador em torno da proposta do Império e impôs uma unidade nacional.


D

A corte estabelecida no Rio de Janeiro organizou um projeto para o país que buscava entrar em sintonia com os demais países da América que se tornavam emancipados politicamente da Espanha e que, como no caso do Brasil, instalavam o Regime Monárquico como sistema de governo.


E

Graças a sua grande integração com as cortes, verdadeiras representantes do povo, o regime de governo implementado com D. Pedro I buscou organizar o país de forma muito diferente com relação ao sistema colonial, acabando com o latifúndio e especialmente com a mão de obra escrava, grande reinvindicação dos abolicionistas vista em jornais e panfletos da época.