Em ambientes profissionais, o domínio de planilhas eletrônicas, como o LibreOffice Calc ou o Apache OpenOffice Calc, é essencial para profissionais que lidam com dados e análises. A compreensão da estrutura básica das planilhas, bem como dos conceitos relacionados a células, a linhas, a colunas, a pastas e a gráficos, destaca o usuário como alguém apto a realizar tarefas avançadas nesses softwares.
Suponha que um profissional esteja desenvolvendo uma planilha de orçamento no LibreOffice Calc e busca otimizar a apresentação dos dados. Diante desse cenário, analise a situação apresentada.
Ao trabalhar com uma planilha de orçamento no LibreOffice Calc, um usuário deseja representar graficamente a evolução dos gastos ao longo do tempo. Diante desse contexto, assinale a alternativa em que a abordagem representa a maneira mais eficiente de criar um gráfico para visualizar essa informação.
Criar uma nova folha na planilha, copiar os valores dos gastos mensais para essa folha e, em seguida, selecionar os dados e escolher a opção “Linhas” para criar um gráfico de linhas.
Preencher uma coluna com os valores dos gastos mensais e, em seguida, selecionar a coluna e escolher a opção “Barras” na barra de ferramentas para criar um gráfico de barras.
Inserir os valores dos gastos diretamente no corpo da planilha, selecionar as células correspondentes e utilizar a opção “Texto Dinâmico” para criar um gráfico textual.
Utilizar células específicas para cada mês e preenchê-las com a função “SOMA” referenciando as células dos gastos mensais, e depois escolher a opção “Pizza” para criar um gráfico de pizza.