Informática Redes de Computadores Modelo OSI/ISO Camadas e Protocolos Camada de Aplicação DNS (DOMAIN NAME SYSTEM)

Toda interface de rede ligada a uma rede TCP/IP é identificada por um endereço IP formado por 32 bits. Um nome pode ser atribuído a qualquer dispositivo que possua um endereço IP. O DNS ou Domain Name Service foi desenvolvido para oferecer uma alternativa à resolução de nomes através do arquivo hosts.txt que pudesse garantir seu funcionamento eficiente mesmo em face do crescimento explosivo por que vem passando a Internet, permitindo que informações sobre computadores novos sejam rapidamente disseminadas conforme a necessidade. Assinale a alternativa incorreta sobre os conceitos relacionados ao DNS.

  • A.

    No Unix, o serviço DNS é implementado através do software BIND (Berkeley Internet Named Domain) que é um sistema cliente (resolver)-servidor (named).

  • B.

    As configurações mais comuns do BIND são servidores primários e servidores secundários.

  • C.

    O InterNIC (Network Information Center), pertencente a ISOC (Internet Society), que é o órgão americano que autoriza o registro de domínios. No Brasil esta responsabilidade é do Comitê Gestor Internet Brasil (CG) que é a autoridade autorizada a alocar domínios dentro do domínio .br.

  • D.

    O DNS possui um domínio raiz, localizado no topo da hierarquia de domínios, que é servido por um grupo de servidores denominados root name servers.