Questões de Concurso sobre Linux

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.930 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A respeito do Linux o comando “diff” serve para:


A

Copiar arquivos e diretórios.


B

Achar diferenças entre dois arquivos.


C

Buscar arquivos com extensões especificas.


D

Nenhuma das alternativas.

Em algumas distribuições Linux, como Debian e Ubuntu, o nome do host é configurado em /etc/hostname.


C

Certo


E

Errado

O sistema de arquivos do Linux é tão robusto e flexível que possibilita ao usuário criar e manter arquivos em diferentes partições, diferentes discos, diferentes dispositivos e até em computadores remotos. Leia as sentenças abaixo e em seguida escolha uma alternativa correta.


I. Tem suporte a inúmeros dispositivos que dentre outros estão: discos IDE, SCSI, CD-ROM, Pen-drives, Jaz-Drivers, Memória Flash.

II. ext2 é um sistema de arquivos que acrescenta o recurso de journaling ao sistema de arquivos ext2.

III. No Linux cada partição pode ser representada por uma letra (ex.: C:)

IV. Tem suporte para sistemas de arquivos EXT2, RaiserFS, FAT, FAT32, NTFS, EXT3.


Sobre o sistema de arquivos do Linux, assinale a alternativa que contém TODAS as afirmativas CORRETAS.



A

I e III


B

II e III


C

I, II, III, IV


D

I e IV


E

I, III, e IV

Existem diferentes ambientes de interface constituídos por um conjunto de componentes destinados a funções específicas. Entre os elementos de interfaces, um dos tipos mais comuns são os widgets. Em geral, os widgets são:


A

Campos de texto, cores da interface, barras de rolamento, linguagem HTML e alguns controles.


B

Campos de texto, menus, barras de rolamento, caixas de alerta, caixas de diálogo, ícones e alguns controles.


C

Menus, barras de rolamento, caixas de alerta, linguagem HTML e alguns controles.


D

Cores da interface, barras de rolamento, caixas de diálogo, ícones e alguns controles.

Na administração de servidores Linux as permissões de arquivos são concedidas geralmente através de linha comando. Sendo assim, ao executar o comando: “# chmod 700 arquivo.txt”, serão concedidos direito de leitura, escrita e execução a quem?


A

A todos os usuários;


B

Todos os usuários do grupo do proprietário;


C

Apenas o proprietário do arquivo;


D

A nenhum usuário.

Para verificar as informações das interfaces de rede em computadores que utilizam os sistemas operacionais Windows 10 e Linux, deve-se utilizar, respectivamente, os comandos:


A

ifconfig e netstat.


B

ipconfig e ifconfig.


C

nbtsat e netdev.


D

netdev e ipconfig.


E

netstat e ip.

Os administradores de redes precisam entender com clareza sobre o gerenciamento de contas de usuários nos Sistemas Operacionais de Servidores Linux. Em relação ao sistema de contas Linux, analise as afirmativas abaixo:


I – O arquivo /etc/shadow serve para manter senhas criptografadas seguras quanto a acesso não autorizado.

II – Um novo usuário pode ser adicionado utilizando-se ferramentas, como adduser ou useradd.

III – Os usuários dos sistemas Linux recebem um número UID referente a sua identificação, porém o usuário root, por questões de segurança, não dispõe de UID.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

Nenhuma das afirmativas está correta.

Considerando o sistema Ubuntu Linux, assinale a alternativa correta.


A

Não apresenta Área de trabalho.


B

Não possui navegador de internet.


C

Traz por padrão as ferramentas Microsoft Office.


D

Permite visualizar arquivos PDF.

Considerando a estrutura de diretórios do sistema operacional Linux, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. /etc ficam arquivos de configuração que podem ser usados por todos os softwares, além de scripts especiais para iniciar ou interromper módulos e programas diversos. É no /etc que se encontra, por exemplo, o arquivo resolv.conf, com uma relação de servidores DNS que podem ser acessados pelo sistema, com os parâmetros necessários para isso.

II. /dev contém arquivos de dispositivos de entrada/saída, ou seja, as referências aos dispositivos presentes na máquina, para o controle destes dispositivos. Tais referências atuam como apontadores para as unidades (discos, terminais virtuais, portas de acesso seriais e paralelas, etc.).

III. /root é o diretório que contém os arquivos de inicialização do sistema, como os mapas de boot, arquivos do gerenciador de boot e as imagens do kernel que são carregados logo após a inicialização do computador.


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas I e III estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

Todas estão corretas.

Relacione os diretórios comuns à maioria das distribuições Linux, listados abaixo, com suas respectivas funções:


Primeira coluna: diretório Segunda coluna: função / descrição

1- dev ( ) Diretórios individuais para cada usuário criado.

2- etc ( ) Aplicativos, arquivos e documentações disponíveis, na maioria dos casos, para todos os usuários do sistema.

3- home ( ) Arquivos para acesso aos dispositivos conectados ao computador.

4- lib ( ) Arquivos de configuração, tais como scripts de inicialização.

5- usr ( ) Bibliotecas do sistema, normalmente com a extensão “so”.


Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

3 – 5 – 1 – 2 – 4.


B

5 – 3 – 1 – 2 – 4.


C

3 – 4 – 2 – 1 – 5.


D

5 – 4 – 2 – 1 – 3.


E

5 – 3 – 4 – 2 – 1.

   
Gerar simulado