Para os efeitos da ABNT NBR 6120/2019, que aborda as ações para o cálculo de estruturas de edificações, as ações são causas que provocam esforços solicitantes que atuam sobre a estrutura, capazes de produzir ou alterar as deformações ou o estado de tensão nos elementos estruturais. Do ponto de vista prático, as forças e as deformações impostas pelas ações são consideradas como se fossem as próprias ações. Em relação ao exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, acerca dos diferentes tipos de ações constantes na norma citada.
Coluna 1
1. Ações dinâmicas.
2. Ações estáticas.
3. Ações variáveis normais.
Coluna 2
( ) Ações que não provocam acelerações significativas dos elementos estruturais, ou seja, cuja forma de atuação permite desconsiderar seus efeitos dinâmicos.
( ) Ações com probabilidade de ocorrência suficientemente grande para que sejam obrigatoriamente consideradas no projeto das estruturas de determinado tipo de edificação.
( ) Ações que provocam acelerações significativas dos elementos estruturais, ou seja, cuja forma de atuação não permite desconsiderar seus efeitos dinâmicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 3.
2 – 3 – 1.
3 – 2 – 1.
1 – 3 – 2.
2 – 1 – 3.