Legislação dos Órgãos ÓRGÃOS FEDERAIS Institutos Federais Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidadede - ICMBios Legislação Aplicada - ICMBios

A importância da flora para o ciclo de vida dos peixes é um dos dados já revelados pelo estudo, que vem sendo executado também em parceria com o Icmbio e a equipe da Estação Ecológica de Taiamã. Muitas das espécies comerciais, como o pacu, a piraputanga, o pacu peva, a sardinha e lambari, além de dependerem das frutas das árvores que margeiam os rios para sua alimentação, executam um importante papel para a manutenção de toda área de mata ciliar do rio Paraguai. “Isso porque esses peixes funcionam como dispersores de sementes, e sua preservação está associada também a preservação das matas que margeiam os rios do Pantanal”, explica Muniz. O desmatamento nas cabeceiras do rio Paraguai e o assoreamento foram revelados como as principais ameaças aos curso d’agua pantaneiro. Outra importante etapa da pesquisa é a descrição de novas espécies de peixes. Um novo bagre pode ter sido encontrado na região.

http://www.jornaloeste.com.br/noticias/exibir.asp?id=29154¬icia=pesquisadores_encontram_uma_nova_especie_de_bagre_em_caceres. Acessado em 01/09/2019.

Uma das medidas para evitar a mortandade dos peixes é:

  • A. Lançar o agrotóxico indicado no Rio Paraguai.
  • B. Assorear toda a área.
  • C. Encontrar novas espécies de peixes.
  • D. Cuidar da manutenção da mata ciliar.
  • E. Fazer acordos com o Paraguai.