Imagem de fundo

Leia o fragmento: “ Os sujeitos da História podem ser os personagens que desempenham aç...

Leia o fragmento: “ Os sujeitos da História podem ser os personagens que desempenham ações individuais ou consideradas como heroicas, de poder de decisão política de autoridades, como reis, rainhas e rebeldes. A História pode ser estudada, assim, como sendo dependente do destino de poucos homens, de ações isoladas e de vontades individuais de poderosos, em que pouco se percebe a dimensão das ações coletivas, das lutas por mudanças ou do poder exercido por grupos sociais em favor das permanências nos costumes ou nas divisões do trabalho.” ( In: Parâmetros Currículares Nacionais - Nacionais - História - ensino fundamental. Brasília, 1998.)


O fragmento acima evidencia a identificação do “sujeito histórico” que pode ser entendido, por sua vez, como:
A

unicamente os que possuem especificidades e características particulares, atuando como líderes de lutas para transformações sociais.

B

elementos sociais fora de situações cotidianas, que atuam em grupo e produzem mudanças para toda a coletividade.

C

apenas integrantes ativos capazes de ações em diferentes níveis da vida em sociedade, como criações artísticas, ritos religiosos ou técnicas de produção.

D

agentes de ação social, que se tornam significativos na ação histórica, podendo ser representados por indivíduos, grupos ou classes sociais.

E

líderes que centralizam, desde comportamentos sociais até manifestações políticas, alterando tradições e costumes e recriando os fatos históricos.