A Resolução da Anvisa (RDC nº 503), de 27 maio de 2021, dispõe sobre os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Enteral.
Assinale a alternativa correta com base nesse documento.
A prescrição dietética pode ser alterada somente pelo médico ou enfermeiro ou nutricionista e, por conseguinte, registrada em prontuário.
O nutricionista é responsável pela supervisão da preparação da nutrição enteral (NE), a qual envolve a avaliação da prescrição dietética, a manipulação, o controle de qualidade, a conservação e o transporte da NE.
A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional é um grupo formal e obrigatoriamente constituído por médico e enfermeiro. O nutricionista não é um membro obrigatório da equipe.
A prescrição dietética da NE deve contemplar o tipo e a quantidade dos nutrientes requeridos pelo paciente, o posicionamento da sonda e uma previsão de tempo de uso da sonda.
A avaliação da prescrição da NE quanto à sua adequação, concentração e compatibilidade físico-química deve ser realizada pelo farmacêutico e compartilhada com o nutricionista, quando necessário.