De acordo com as Instruções para Estudos de Viabilidade de Aproveitamentos Hidrelétrico...

De acordo com as Instruções para Estudos de Viabilidade de Aproveitamentos Hidrelétricos, editadas pela Eletrobrás/ DNAEE, os estudos de viabilidade constituem uma das etapas de estudos e projetos para implantação de um aproveitamento hidrelétrico em que
A
o potencial hidrelétrico é determinado, e a melhor divisão de queda é estabelecida ao menor custo e com o mínimo de impacto ao meio ambiente.
B
o aproveitamento concebido no projeto básico é detalhado de modo a definir, com maior precisão, as características técnicas do projeto, bem como os programas socioambientais.
C
a concepção global de um dado aproveitamento é definida, a partir da divisão de queda selecionada, visando à sua otimização técnico-econômica e ambiental e à obtenção de seus benefícios e custos associados.
D
a análise é exclusivamente pautada nos dados disponíveis, de forma a permitir uma primeira avaliação do potencial hidrelétrico e a definir prioridades, prazos e custos da etapa seguinte.
E
todas as medidas pertinentes à implantação do reservatório e às especificações técnicas das obras civis e dos equipamentos eletromecânicos são tomadas.