Imagem de fundo

Em discussão sobre futebol com Paulo, seu colega de...

Em discussão sobre futebol com Paulo, seu colega de repartição, o servidor Pedro acabou por ofendê-lo com palavras de baixo calão. O fato, ocorrido no ambiente de trabalho, foi testemunhado pelo superior hierárquico de ambos. Diante disso e à luz da legislação que rege os servidores públicos do Estado de Santa Catarina,


A

não haverá responsabilização disciplinar, pois o tema da discussão é alheio aos assuntos administrativos da repartição.


B

a abertura de procedimento de responsabilização disciplinar depende de apresentação de queixa-crime pelo servidor ofendido, dada a ocorrência de crime de injúria.


C

a infração cometida por Pedro o sujeitará a pena de até 30 dias de suspensão.


D

não haverá responsabilização de Pedro, caso Paulo tenha respondido de forma igualmente ofensiva, por força da teoria da culpa concorrente.


E

o superior hierárquico poderá aplicar pena de advertência de forma imediata, visto que testemunhou a infração.