Legislação Federal Códigos Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia trata dos deveres do fisioterapeuta, no que tange ao controle ético do exercício de sua profissão, sem prejuízo de todos os direitos e prerrogativas assegurados pelo ordenamento jurídico. O que se constitui dever fundamental do fisioterapeuta, segundo sua área e atribuição específica?

  • A.

    Reprovar quem infringir postulado ético ou dispositivo legal e representar impreterivelmente ao Conselho Regional de Saúde, de acordo com o previsto no Código de Processo Ético-disciplinar.

  • B.

    Exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio e as tradições de sua profissão.

  • C.

    Manter sempre segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento de todo o pessoal sob sua direção, coordenação ou parceria.

  • D.

    Oferecer seus serviços profissionais de forma compatível com a dignidade da profissão garantindo à continuidade da assistência terapêutica prestada a cliente/paciente/usuário mesmo que esteja em tratamento com um colega.