Ao tratar da criação de condições favoráveis para os
adolescentes com deficiência, seja por meio de leis ou
programas de acesso à profissionalização, é comum referir-
se ao fenômeno da ação recíproca para identificar
que tais leis e ações proporcionam
A
a alteração do núcleo familiar, e não somente do
adolescente aprendiz, com a percepção de sua
capacidade para superação de barreiras.
B
a interação do adolescente com deficiência com os
trabalhadores da empresa e outros adolescentes
aprendizes com ou sem deficiência, de maneira a
formar futuras gerações voltadas para a inclusão social.
C
a permanência escolar, haja vista que a matrícula e
frequência à escola gera a obrigação ao Estado de
acesso à educação pelo aprendiz com deficiência.
D
a habilidade e a competência adquiridas pelo adolescente
com deficiência, que terá condições de
atender ao pressuposto indispensável de um futuro
contrato de trabalho, já que qualificado para a atividade
a ser exercida.
E
o envolvimento dos empregadores no atendimento
às cotas, com necessária reciprocidade estatal no
reconhecimento de isenções tributárias.