Imagem de fundo

A Lei nº 10.436/02 dispõe sobre o reconhecimento da língua de sinais brasileira como o ...

A Lei nº 10.436/02 dispõe sobre o reconhecimento da língua de sinais brasileira como o meio de comunicação da população surda do Brasil. O Decreto-lei nº 5.626/2005 que regulamenta esta lei dispõe sobre a formação do tradutor e intérprete de LIBRAS. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

A

A formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa.

B

A formação de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de cursos de educação profissional; cursos de extensão universitária e cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação.

C

Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental.

D

Caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, pessoas que convivam com a comunidade surda e nelas tenham aprendido a LIBRAS mesmo que de maneira não oficial.