Imagem de fundo

“As figuras de linguagem podem atuar na área da semântica...

Imagem associada para resolução da questão

“As figuras de linguagem podem atuar na área da semântica lexical, da construção gramatical, da associação cognitiva do pensamento ou da camada fônica da linguagem. Assim, temos o que tradicionalmente se denomina de figuras de palavras, figuras de construção (ou de sintaxe), de pensamento e figuras fônicas.” (AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2010, p. 484.)


No Texto X, a linguagem literária se faz presente e ganha força expressiva também com a utilização de algumas figuras de linguagem.


Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre o(s) verso(s) destacado(s) e as figuras de linguagem correspondentes.



A

“A linguagem / na superfície estrelada de letras” (versos 5 e 6) – eufemismo, metáfora e sinestesia.


B

“e vai desmatando / o amazonas de minha ignorância” (versos 9 e 10) – aliteração, hipérbole e metáfora.


C

“Figuras de gramática, esquipáticas, / atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me” (versos 11 e 12) – anáfora, assonância e prosopopeia.


D

“O português são dois; o outro, mistério” (verso 18) – oxímoro, zeugma e sinédoque.