Imagem de fundo

Um fragmento do texto está adequadamente analisado na...

Imagem associada para resolução da questão

Um fragmento do texto está adequadamente analisado na seguinte alternativa:


A

... é preciso tentar afiná-las pouco a pouco, até que desapareçam totalmente. (1º parágrafo) / A forma pronominal -las retoma textualmente estúpidas guerras.


B

... essa maré humana que cresce a cada dia... (2º parágrafo) / A expressão maré humana é empregada para se referir aos imigrantes de maneira pejorativa.


C

Sempre pensei que ser um cidadão do mundo era o melhor que podia acontecer a uma pessoa, e continuo pensando assim. (1º parágrafo) / O vocábulo e é empregado com sentido equivalente a “porém”, evidenciando que a última oração contraria o afirmado anteriormente.


D

... embora haja também algumas ruins... (1º parágrafo) / A forma verbal haja está empregada no mesmo modo verbal que “existe”.


E

Que as fronteiras são a fonte dos piores preconceitos, que elas criam inimizades entre os povos e provocam as estúpidas guerras. (1º parágrafo) / A forma verbal pensei está subentendida em duas orações que compõem esse trecho.