Imagem de fundo

MORADORES FUNDAM ESCOLA PARA SEUS FILHOS Rodrigo Vergara – Folha de São Paulo Ao invés ...

MORADORES FUNDAM ESCOLA

PARA SEUS FILHOS

Rodrigo Vergara – Folha de São Paulo


Ao invés de esperar por investimentos públicos que garantam escolas próximas a suas casas, moradores do Jardim Souza Ramos, Guaianazes, zona leste de São Paulo, resolveram fundar, eles mesmos, uma escola para seus filhos.

A cooperativa de ensino surgida dessa iniciativa tem, hoje, dois anos e atendeu, no ano passado, 68 alunos em idade pré-escolar. Em 1997, o número de vagas deve saltar para 120.

A maioria dos cooperativistas é humilde e mora em um conjunto habitacional próximo. Para cada criança matriculada por meio período, as famílias pagam R$ 23,00 mensais.

No preço estão incluídos café da manhã ou lanche e merenda. No dia em que a reportagem visitou a escola, as crianças almoçavam macarrão com carne e molho de tomate.

“Eu pagava R$ 33,00 para o ônibus levar meu filho até a creche da prefeitura mais próxima, que fica a uns cinco quilômetros daqui e nunca tem vaga”, diz a mãe de um aluno.

A cooperativa funciona no prédio da associação de moradores do bairro e tem hoje, além de uma coordenadora, dois outros professores contratados.


Em referência à escola fundada, o texto só NÃO mostra:


A

sucesso da iniciativa;


B

crescimento do número de alunos;


C

demonstração de cidadania;


D

aumento da população local;


E

apoio comunitário.