

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto 2 para responder as questões de 7 a 11.
A respeito das questões gramaticais presentes no trecho “Uma mulher está com câncer em estado avançado. É certo que ela morrerá. Ela suspeita disso e tem medo. O médico vai visitá-la. Olhando, do fundo do seu medo, no fundo dos olhos do médico, ela pergunta: “Doutor, será que eu escapo desta?” (linhas de 13 a 18), assinale a alternativa correta.
Na frase “Doutor, será que eu escapo desta?”, encontra-se uma construção própria da oralidade; e o termo contraído “desta” é composto por de e esta.
Em “Doutor, será que eu escapo desta?”, a vírgula empregada é facultativa, e foi usada para separar o aposto.
Na construção “Olhando, do fundo do seu medo, no fundo dos olhos do médico, ela pergunta”, a linguagem empregada é denotativa.
O termo “disso” é um complemento da forma verbal “suspeita” e é constituído pela contração da preposição de e do pronome demonstrativo isso; no contexto, isso significa “Uma mulher está com câncer”.
O final do trecho apresentado poderia ser corretamente escrito da seguinte forma: a mulher pergunta ao doutor se ela conseguirá escapar daquela situação?