Imagem de fundo

Marque V diante das asserções corretas e F diante das...

Leia os itens seguintes, que formam um texto, para responder às questões 21 e 22.

Marque V diante das asserções corretas e F diante das falsas e depois escolha a seqüência certa.


a) Se a data da Abolição marcará no Brasil o fim do predomínio agrário, o quadro político instituído no ano seguinte quer responder à conveniência de uma forma adequada à nova composição social.

b) Existe um elo secreto estabelecendo entre esses dois acontecimentos e numerosos outros uma revolução lenta, mas segura e concertada, a única que, rigorosamente, temos experimentado em toda a nossa vida nacional.

c) Processa-se, é certo, sem o grande alarde de algumas convulsões de superfície, que os historiadores exageram freqüentemente em seu zelo, minucioso e fácil, de compendiar as transformações exteriores da existência dos povos.

d) Perto dessa revolução, a maioria de nossas agitações do período republicano, como as suas similares das nações da América espanhola, parecem desvios na trajetória da vida política legal do Estado comparáveis a essas antigas “revoluções palacianas”,

e) tão familiares aos conhecedores da história européia. (Sérgio Buarque de Holanda)


( ) Em: "Se a data da Abolição marcará no Brasil o fim do predomínio agrário ...", (l.1 e 2 da opção a da questão 21) empregando-se no presente a forma verbal, altera-se o sentido do enunciado.

( ) Em "... estabelecendo entre esses dois acontecimentos e numerosos outros uma revolução lenta..." (l.1, 2 e 3 da opção b da questão 21), o autor poderia ter usado uma oração adjetiva desenvolvida mantendo o mesmo sentido.

( ) Em "... temos experimentado em toda a nossa vida nacional..." (l.4 e 5 da opção b da questão 21), pode-se dispensar o artigo sem prejuízo da ortodoxia gramatical.

( ) Em "Processa-se, é certo, sem o grande alarde de algumas convulsões de superfície..." (l.1 e 2 da opção c da questão 21), o sujeito implícito é "elo secreto".

( ) Em "comparáveis a essas antigas revoluções palacianas" (l.5 e 6 da opção d da questão 21), o termo sublinhado opõe-se conceitualmente, no texto, a "revolução lenta, mas segura e concertada" (l. 3 da opção b da questão 21).


A

V, F, F, V, V


B

F, V, V, F, V


C

F, V, V, F, F


D

F, V, F, F, V


E

F, F, V, V, F