Imagem de fundo

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de...

Leia o texto para responder às questões de números 16 a 20.


Sinha Vitória tinha amanhecido nos seus azeites. Fora de propósito, dissera ao marido umas inconveniências a respeito da cama de varas. Fabiano, que não esperava semelhante desatino, apenas grunhira: – “Hum! hum!” E amunhecara, porque realmente mulher é bicho difícil de entender, deitara-se na rede e pegara no sono. Sinha Vitória andara para cima e para baixo, procurando em que desabafar. Como achasse tudo em ordem, queixara-se da vida. E agora vingava-se em Baleia, dando-lhe um pontapé.

Avizinhou-se da janela baixa da cozinha, viu os meninos, entretidos no barreiro, sujos de lama, fabricando bois de barro, que secavam ao sol, sob o pé de turco, e não encontrou motivo para repreendê-los. Pensou de novo na cama de varas e mentalmente xingou Fabiano. Dormiam naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro, como outras pessoas.

Fazia mais de um ano que falava nisso ao marido. Fabiano a princípio concordara com ela, mastigara cálculos, tudo errado. Tanto para o couro, tanto para a armação. Bem. Poderiam adquirir o móvel necessário economizando na roupa e no querosene. Sinha Vitória respondera que isso era impossível, porque eles vestiam mal, as crianças andavam nuas, e recolhiam-se todos ao anoitecer. Para bem dizer, não se acendiam candeeiros na casa. Tinham discutido, procurando cortar outras despesas. [...]

Um mormaço levantava-se da terra queimada. Estremeceu lembrando-se da seca, o rosto moreno desbotou, os olhos pretos arregalaram-se. Diligenciou afastar a recordação, temendo que ela virasse realidade. Rezou baixinho uma avemaria, já tranquila, a atenção desviada para um buraco que havia na cerca do chiqueiro das cabras. Esfarelou a pele de fumo entre as palmas das mãos grossas, encheu o cachimbo de barro, foi consertar a cerca.

(Graciliano Ramos. Vidas Secas. Adaptado)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de regência.


A

Sinha Vitória discordou com a ideia de Fabiano de economizar no querosene e também não via como fazer economia na roupa das crianças.


B

Sinha Vitória fez referência nos candeeiros da casa, que nem eram acesos, por isso não havia por que falar em economizar-lhes.


C

Sinha Vitória queria uma cama de varas: ela aspirava daquilo e nela poderia dormir com mais conforto, como outras pessoas.


D

Sinha Vitória e sua família tinham-se acostumado em dormir nas redes, mas ela aspirava uma cama de lastro de couro.


E

Sinha Vitória era pouco afeita aos luxos, mas lembrar-se de uma cama de lastro de couro, que tanto desejava, deixou-a entristecida.