Imagem de fundo

As alterações introduzidas na pontuação de todos os trechos...

As questões de 01 a 11 referem-se ao texto a seguir. Leia-o antes de responder a elas.

Imagem associada para resolução da questão

As alterações introduzidas na pontuação de todos os trechos do texto abaixo transcritos implicam erro ou mudança de sentido, EXCETO:


A

Deus é testemunha de que nada tenho contra os leitores; pelo contrário, se não existissem esses abnegados, não haveria livros nem jornais, e eu teria morrido de fome e tédio há muitos anos. (1º §)


B

Mas, vamos e venhamos. Não devemos nos escravizar a eles, bajulandoos, procurando adivinhar o que eles pensam ou desejam, ao contrário dos restaurantes e balcões comerciais. Nem sempre os fregueses do nosso produto têm razão. (1º §)


C

Mas, dois meses depois, o estoque de papel (que deveria durar um ano), foi consumido pelas rotativas. As assinaturas – e a venda de banca – dobraram. (4º §)


D

O jornal era vendido até no câmbio negro; não mudara a linha editorial que era liberal e conservadora. Apenas não compactuava: com a burrice – e a violência. (4º §)