

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Observe o primeiro período do texto:
“Quem olhar, com alguma atenção, a carta geográfica da América do Sul e, mais precisamente, da região amazônica, verificará que a larga faixa que se estende ao longo das fronteiras do Brasil com seus vizinhos a norte e a oeste representa uma vasta região praticamente desconhecida.”
Assinale a opção correta referente às estruturas linguísticas desse trecho.
A retirada da segunda vírgula que separa o adjunto adverbial “com alguma atenção” manteria gramaticalmente correto esse trecho.
As expressões “com alguma atenção” e “mais precisamente” estabelecem entre si uma relação de gradação de sentido.
O sujeito de “verificará” é “região amazônica”, expressão que poderia ser corretamente substituída, nesse trecho, pelo pronome ela.
A oração introduzida por “que”, após “verificará”, é uma oração subordinada substantiva subjetiva.
O verbo “representa” tem como sujeito “uma vasta região praticamente desconhecida”.