

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Joana Maria é responsável pela escrita de memorandos, ofícios, despachos administrativos e atas na Pró-Reitoria de Graduação. Suponha que as sentenças constantes no quadro a seguir foram extraídas de textos elaborados por ela.
01 | Sua Excelência, o Senhor Ministro, não compareceu à reunião. |
02 | Senhor Deputado, peço a Vossa Excelência que conclua a sua oração. |
03 | Procurei o chefe da repartição, mas Sua Senhoria se recusou à me ouvir. |
Analisando as sentenças quanto ao uso do acento indicador de crase, Joana Maria deveria ter escrito:
“à Vossa Excelência”, porque o verbo “pedir” exige a preposição “a” e “Vossa Excelência” está no feminino.
“a reunião”, porque o verbo “comparecer” não exige a preposição “a” apesar de o substantivo “reunião” ser uma palavra feminina.
“conclua à sua oração” em vez de “conclua a sua oração”.
“se recusou a me ouvir” em vez de “se recusou à me ouvir”.