

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
TEXTO 1
-
O CONTROLE SOCIAL E POLÍTICO DO ÁLCOOL
-
___A história mostra vários exemplos de que as sociedades já há muito tempo vêm buscando defender-se de alguns produtos. Talvez o controle social e político do consumo de álcool seja um dos exemplos mais antigos de que as sociedades buscaram proteger-se dos seus efeitos sociais.
___Todos os países desenvolvidos, onde a democracia prosperou, buscaram formas de proteger a sociedade, aumentando o controle social da produção, importação, distribuição, propaganda e venda direta ao consumidor do álcool. Mesmo países como os EUA, que têm uma forte tradição de livre comércio, exercem um rígido controle social com relação a esse produto. O grande argumento para esse controle especial é o seu alto custo social, que faz com que o álcool seja considerado como um produto à parte e que não deve ser comercializado de uma forma banal.
___No Brasil, existe um argumento liberal de que a oferta e a demanda do álcool devem ser algo que o próprio mercado precisa regular, e de que aqui já temos controle em demasia. Além disso, seria pouco democrático fazermos controle de um produto que é legalizado. No entanto, são exatamente os países mais desenvolvidos do ponto de vista democrático que aumentam a cada dia o controle social sobre o álcool. Busca-se balancear o interesse da indústria de bebidas com o interesse da sociedade em proteger-se dos danos causados por ele.
___A vergonha de exercermos o controle social associada a uma grande apatia de política de saúde tem tornado o álcool, no Brasil, um produto com um alto custo social, pois sua demanda tem sido fortemente estimulada pela propaganda, pelos baixos preços e pela excessiva oferta nos pontos de venda. Especialmente a propaganda do álcool se apossou de vários ícones nacionais para criar a idéia de que só podemos nos divertir com um copo de cerveja na mão. Como não temos uma política de licença para a venda de álcool, qualquer pessoa pode abrir um bar e vender bebidas alcoólicas. Esse fato tem mudado a paisagem e a cultura urbana brasileira. Estamos acostumados a ter bares espalhados por todas as cidades, como se isso sempre tivesse existido, e fosse normal.
___As leis são poucas e não são cumpridas. Essa falta de controle tem produzido um custo social enorme para o país: cerca de 15% da população adulta masculina bebe de forma abusiva; uma parte significativa das crianças abandonadas tem no álcool a causa da desorganização familiar; metade dos acidentes automobilísticos é devida ao abuso de álcool; mais da metade dos homicídios estão relacionados ao seu consumo. Do ponto de vista da saúde, 20% das internações em clínica geral e 50% das internações masculinas psiquiátricas são devidas ao álcool.
___A sociedade brasileira está pagando um alto preço pela falta de proteção com relação a esse produto. Precisamos, com urgência, convencer a sociedade e o mundo político de que o controle do álcool é uma garantia de que o bem comum deve prevalecer sobre o da indústria.
-
Ronaldo Laranjeira. Artigo publicado no site www.diganaoasdrogas.com.br. Adaptado.
Seguindo a linha argumentativa do texto 1, qual a medida mais eficaz que representaria controle social e político do álcool, em nosso país?
Liberação das importações de bebidas alcoólicas.
Censura às propagandas de bebidas alcoólicas.
Diminuição de impostos para indústrias que produzem bebidas alcoólicas.
Proibição de abertura de novos bares onde já há excesso deles.
Campanhas publicitárias contra o consumo de álcool por menores.