

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Instrução: As questões de números 31 a 40 podem referir-se ao texto abaixo, portanto, quando necessário, consulte-o. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Aula de Português para a formação de leitores
(Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br, Artigo elaborado por Margarete Schlatter em coautoria com Camila Dilli e Letícia Soares Bortolini, acesso em 10-05-2019 – Fragmento adaptado)
Avalie as afirmações que seguem sobre a ocorrência de orações no texto:
I. As orações introduzidas por ‘combinando’, ‘lançando’ e ‘levando’ (linhas 12, 14 e 16, respectivamente) são classificadas como reduzidas de gerúndio.
II. A oração ‘Para atribuir sentidos ao texto’ (l. 10), ao ser expandida, assumiria a forma ‘Para que se atribua sentidos ao texto’.
III. ‘Na posição de leitores mais experientes’ (l. 22) representa uma oração subordinada adverbial deslocada.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.