Imagem de fundo

Leia o texto 2 para responder à questão 05.Texto 2.Para ser...

Leia o texto 2 para responder à questão 05.


Texto 2.


Para ser grande, sê inteiro


Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

5 Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.


Fernando Pessoa


Disponível em: <http://www.poemasefrases.com.br/2012/09/poemas-curtos-de-fernando-pessoa.html>. Acesso em: 06 abr. 2017.


Considerando as reflexões propostas pelo articulista do discurso e os elementos linguísticos que compõem o poema, é correto afirmar que


A

as formas verbais existentes são imperativas e estão em segunda pessoa, visto que o alvo do discurso é o interlocutor.


B

a metáfora que compõe o título remete a um conselho que é retificado e construído nas argumentações da estrofe.


C

a vírgula, nas duas ocorrências, tem suportes gramaticais oracionais distintos, e os dois pontos introduzem uma citação antitética.


D

os adjetivos grande (verso 1) e alta (verso 6) possuem o mesmo valor semântico e fazem referência à mesma pessoa do discurso.


E

na sequência dos versos, os termos em destaque classificam-se morfologicamente em: adjetivo biforme, pronome indefinido, conjunção alternativa, substantivo simples e locução adverbial, respectivamente.