

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder às questões propostas.
Sinônimos e antônimos
1----------“Não há sinônimos em francês. Aliás, em língua alguma”.
1----------Foi o que me disse meu amigo suíço Didier Marlier, quando falávamos sobre a melhor palavra para definir
10---algo considerado perfeito, sem usar a palavra “perfeição”, uma vez que perfeição, na verdade, só existe no mundo
10---das ideias.
5----------Tentamos o excelente, o maravilhoso, o sensacional, mas nenhuma palavra atingia o objetivo. São parecidas,
10---mas diferentes, ao mesmo tempo. Acho que o Didier, mais uma vez, teve razão. Sua observação foi, digamos,
10---perfeita...
1----------Por falar em palavras e em franceses, Gustave Flaubert era obcecado por usar a palavra certa para definir um
10---sentimento ou uma situação. Consta que depois de escrever um texto, ele o relia à exaustão, e, caminhando pelo
10---jardim, pronunciava em voz alta algumas palavras até se certificar que eram as mais adequadas. “Le mot just!” –
10---dizia – “A palavra certa”. Só existe uma para cada mensagem, era sua convicção.
1----------Não é à toa que Flaubert é considerado o gênio do estilo, o mago das palavras, a elegância personificada em
10---texto. Ao interpretar a tristeza de Emma, por exemplo, escreveu: “Ela não era feliz e jamais o fora. Por que era tão
10---frustrante a vida que levava, por que tudo em que se apoiava decompunha-se e ruía?”.
15--------Ah, Flaubert... como não se enternecer com Emma Bovary.
-----------Ele também não acreditava em sinônimos. Pode haver palavras 10---que expressem o mesmo sentido, querem
10---dizer a mesma coisa, mas, na hora da aplicação, no momento de construir a frase, considerando o instante, a
10---situação, a carga emocional, a ênfase que se quer dar, só há uma palavra adequada e pronto. Cabe-nos encontrá-la
10---para dar precisão e poesia ao escrito, ou ao dito.
20--------Apesar disso, existe a sinonímica, o capítulo da linguística que se dedica a estudar os sinônimos, suas
10---semelhanças, peculiaridades e aplicações. É quem nos explica que comprido e longo são sinônimos, mas que uma
10---calça é comprida enquanto um vestido é longo. E que pedra e rocha são sinônimos também, mas que a dinamite
10---explode uma rocha da montanha, enquanto o garoto atira uma pedra no lago.
-----------Pois é. As palavras são parecidas, mas não semelhantes. Ou seria o contrário? Usá-las adequadamente pode
25---parecer simples, mas não é fácil. Ôps! Sinônimos...
-----------A conversa com o filósofo dos Alpes me fez pensar sobre quantas palavras eu mesmo tenho alguma
10---dificuldade em usar, e percebo que o mesmo acontece com meus interlocutores. Vamos a alguns exemplos de
10---palavras frequentes, com seus erráticos sinônimos ou antônimos.
-----------Humildade e pobreza. A humildade é uma qualidade desejada e apreciada, com frequência atribuída a
3010pessoas que admiramos, citada em várias passagens da bíblia, e exaltada como marca de caráter e de sabedoria.
10---Humildade, com frequência, é usada como sinônimo de pobreza – só que não é. É melhor interpretar o significado de
10---humildade por seu antônimo. Sim, o oposto de humildade é a arrogância. O humilde não é o pobre. É o sem
10---soberba, esta sim, um bom sinônimo de arrogância.
1----------Medo e coragem. Com frequência ouvimos que o corajoso é aquele que não tem medo. Nada mais errado.
3510Coragem significa avançar apesar do medo, e não na ausência dele. Aliás, quem não tem medo não precisa ter
10---coragem. O corajoso avalia os perigos, os riscos prováveis, se preparar para enfrentá-los e então avança. O oposto
10---da coragem seria a covardia.
1----------Persistência e teimosia. Sem dúvida, persistir é uma qualidade. Não desistir, manter-se firme em um propósito,
10---apesar das dificuldades, dos percalços próprios dos trabalhos que dependem de algum tempo para apresentarem
40 -resultado. É bom ser persistente. Entretanto, persistência é diferente de teimosia. O teimoso também persiste, mas o
10---faz quando não deveria. O teimoso e o persistente não desistem, mas, enquanto o persistente aprende com o erro, o
10---teimoso o repete. Teimosamente...
1----------Desejo e vontade. Podem até ter a mesma conotação, mas são diferentes na essência. O desejo é um forte
10---instinto ligado à busca do prazer. O desejo é irracional, inato, inconsciente, liberado pela parte mais primitiva de
451-nosso cérebro. Já a vontade é racional, está sob nosso controle. Poderíamos dizer, com auxílio da psicobiologia, que
10---a vontade é um desejo mediado pelo pensamento. Pela manhã, por exemplo, meu desejo é permanecer no conforto
10---e no calor de minha cama. Mesmo assim eu levanto e me preparo para o dia e seus desafios, pois estou cheio de
10---vontades.
1----------Pressa e velocidade. No mundo moderno, com frequência temos pressa, estamos atrasados, sentimos o
501-tempo faltar como o ar. Então optamos pela velocidade, aceleramos o carro, realizamos tarefas simultâneas,
10---comemos em pé, corremos pela vida. E então, erramos... e temos que repetir o que fizemos. Sim, a velocidade
10---prejudica a pressa e vice-versa. É melhor ser veloz no que se faz, mas fazê-lo sem pressa. Aquele que é veloz
10---domina a arte do que faz. O que tem pressa está atrasado, porque não tem domínio sobre seu destino.
1----------Amor e ódio. Dois sentimentos poderosos e excessivamente humanos. Muitas vezes referidos como as duas
5510faces da mesma moeda, ou como dois territórios separados por uma linha tênue, na verdade são sentimentos
10---independentes. E ambos têm o mesmo antônimo, que é a indiferença – a ausência de emoção. Por isso costuma-se
10---dizer de alguém, que é possível amá-lo ou odiá-lo, mas que, sobre ele, não se pode ser indiferente.
1----------Nosso idioma é pródigo de traquinagens como essas, que dificultam a vida dos estrangeiros e dos incultos, ao
10---mesmo tempo que fazem a alegria dos amantes da língua. Voltando ao Flaubert, que amava a palavra certa, muitas
6010vezes encontrava várias, que se somavam na construção perfeita de uma imagem de sua mente fértil. Ao tentar dar
10---um alento à angustiada Emma Bovary, ponderou:
1----------“Suponhamos, porém, que, em algum lugar, existisse alguém forte e belo, um homem de coragem, ardoroso e
10---refinado, coração de poeta em forma de anjo, uma lira de bronze tocando epitalâmios aos céus – por que não
10---haveria, um dia, de deparar-se com ele?”.
65 1-----Como não acreditar nas possibilidades da vida quando temos a sorte de cruzar com um pensamento
10---estruturado e belo de Flaubert? Mesmo que ele seja representado por um colega do trabalho, um parente próximo,
10---um amigo querido, um poema novo, um texto da revista que, no momento certo, nos entrega a palavra certa, aquela
10---que não tem nem sinônimo nem antônimo, simplesmente é a palavra que você precisava ouvir naquele momento.
MUSSAK, Eugenio. Revista Vida Simples. jan. 2017.
Considere o trecho: “Foi o que me disse meu amigo suíço Didier Marlier, quando falávamos sobre a melhor palavra para definir algo considerado perfeito, sem usar a palavra ‘perfeição’, uma vez que perfeição, na verdade, só existe no mundo das ideias.” (Linhas 2-4)
Em relação à colocação do pronome oblíquo átono negritado nesse trecho, é CORRETO afirmar:
Esse pronome poderia estar, com igual correção, enclítico ao verbo “disse”, uma vez que não se verifica uso de palavra atrativa.
O uso da próclise é facultativo, já que não se verifica, de acordo com a Gramática Normativa, regra que estabeleça a obrigatoriedade de uso desse pronome antes do verbo.
Ocorre próclise, posição obrigatória, conforme a Gramática Normativa, uma vez que o termo “que”, pronome relativo, é palavra atrativa.
Esse pronome poderia estar, com igual correção, em posição mesoclítica porque o tempo verbal em que foi empregado o verbo “disse” permite esse uso.