Imagem de fundo

Sobre os usos do termo “se” no trecho “Todos se formam...

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto abaixo para responder às questões que se seguem.


A pátria que deseduca


1----A quem interessa um povo que não sabe raciocinar, não sabe ler, não sabe escrever, não sabe

argumentar? A ninguém, apenas a ditadores. Por isso, até em benefício próprio, para marcar seu nome na

História, a presidente Dilma Rousseff escolheu um slogan apropriado para seu segundo mandato: “Brasil,

pátria educadora”. Ela ainda não sabia que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de

5 2014 mostraria o fracasso de seu primeiro mandato na Educação, quando teve três ministros na Pasta. Mais

de meio milhão de jovens tirou nota zero na redação – cuja nota máxima era 1.000.

A palavra para definir a nota zero da redação, nessa escala, é “catástrofe”. De 2013 para 2014, o

número de zeros na dissertação do Enem quase quintuplicou. Não relativizem o resultado. Uns dizem que o

tema “ética na publicidade infantil” era difícil. Outros, que os corretores foram rigorosos demais. Ainda há

10 os que não acham importante uma dissertação no Enem. O ministro da Educação, Cid Gomes, minimiza a

queda nas notas de português e matemática: “O que é importante é a média. Na média, menos 1% está na

margem de erro”. A média é um recurso medíocre para justificar o injustificável. Quando viu o resultado

pior dos alunos de escolas estaduais, Cid Gomes admitiu: “Não dá para fugir, camuflar ou tentar dizer que o

ensino público é bom. O ensino público brasileiro está muito aquém do desejável”.

15 --O vexame não surpreende a quem vive da palavra escrita e oral. A língua portuguesa é achincalhada

por nossos presidentes, ministros, governadores, senadores, deputados, executivos, empresários e, claro,

pela população em geral. Ortografia, concordância e regência verbal erradas, vocabulário pobre e ausência

de um pensamento coerente. Não é preciso ir à Europa para encontrar povos que se expressam direito em

sua língua materna. Basta ir à Argentina. Com toda a crise de nossos hermanos e a decadência de suas

20 universidades, ali está um povo articulado, que sabe ler e escrever, e tem um raciocínio com começo, meio e

fim. Não há analfabetos funcionais concluindo o ensino médio.

O que aconteceu no Enem de 2014? Ao todo, 8,7 milhões de alunos da última série do ensino médio

inscreveram-se no concurso. Mas só 6,2 milhões apareceram no exame. A nota máxima de cada prova é

1.000. Só 250 tiraram a nota máxima na redação e 529.374 alunos tiraram zero. Desses, 280.903 entregaram

25 a prova em branco porque não faziam a menor ideia de nada. Dos outros zeros, 217.300 fugiram ao tema

(talvez inspirados em nossos políticos, que fazem o mesmo nos debates), 13 mil copiaram o texto

motivador, 7.800 escreveram menos de sete linhas, 3.300 incluíram textos desconectados, 955 ofenderam os

direitos humanos. A média em matemática também ficou abaixo da metade, 476,6 pontos. No meu tempo,

abaixo de 5 significava reprovação. Mas “reprovação” virou tabu na pátria do PT, desde Lula, que nunca

30 achou grande coisa saber português ou gostar de ler.

Em artigo para o jornal O Globo, a filósofa Tânia Zagury diz: “Só de ouvir falar em reforma na

educação, eu me arrepio”. Após mais de 40 anos de trabalho na área, ela afirma que cada programa reativa o

que foi banido, joga no lixo as cartilhas, abandona boas ideias, mas mantém algo sempre: a queda da

qualidade no ensino. A última “revolução” foi a “progressão continuada”, o que, traduzindo em bom

35 português, significa aprovação automática. Para “camuflar” a repetência no 1.º ano e evitar evasão escolar.

A repetência aumentou no 6.º ano, quando acabava a aprovação automática. O que foi feito para resolver “o

probrema”? Os professores são pressionados a não reprovar. “Teria sido lindo aprovar todo mundo se não

tivesse sido à custa do saber”, diz Tânia. Todos se formam, ficam felizes, o governo de Dilma ainda mais

porque exibe estatísticas infladas. E não se aprofunda nenhum conhecimento.

40 --Esse não é um destino inescapável. Slogans e discursos não bastam para educar crianças e jovens.

Menos roubo e desvios na verba para escolas, uma gestão responsável e focada no ensino fundamental, base

de tudo, a valorização do professor em salário e autoridade e maior participação da família. A receita é

conhecida. O Brasil só não a adotará se houver a intenção oficial de tirar proveito de um povo sem

instrução. Escolas não são fábricas. Dói imaginar que o objetivo seja formar cidadãos que não pensem, não

45 leiam, não escrevam, não critiquem. Uma triste linha de montagem destinada a ser manipulada.

O resultado da falta de educação é, além do subemprego, essa multidão de menores carentes que

depredam ônibus, assaltam e matam, rindo, sem dar valor ao patrimônio e à vida. Por enquanto, o Brasil é

uma pátria que deseduca.

(AQUINO, Ruth. A pátria que deseduca, Revista Época, 16 de janeiro de 2016.)

Sobre os usos do termo “se” no trecho “Todos se formam, ficam felizes, o governo de Dilma ainda mais porque exibe estatísticas infladas. E não se aprofunda nenhum conhecimento.” (linhas 38-39), é CORRETO afirmar:


A

Nos dois usos, a próclise é facultativa, já que não há, nesse trecho, condições que obriguem o uso do termo nessa posição.


B

A posição proclítica é obrigatória uma vez que, nos dois usos, esse termo aparece antecedido por palavra atrativa.


C

Nos dois casos, o termo “se” aparece com uso coloquial, já que, tendo em vista a norma culta, deveria estar em posição enclítica.


D

De acordo com a norma culta, nos dois usos, o termo “se” deveria estar em posição mesoclítica.