Imagem de fundo

Segundo FERREIRO e TEBEROSKY, marcar C para as afirmativas...

Segundo FERREIRO e TEBEROSKY, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) No lugar de uma criança que espera passivamente o reforço externo de uma resposta produzida pouco menos que ao acaso, aparece uma criança que procura ativamente compreender a natureza da linguagem que se fala à sua volta, e que, tratando de compreendê-la, formula hipóteses, busca regularidades, coloca à prova suas antecipações e cria sua própria gramática (que não é simples cópia deformada do modelo adulto, mas sim criação original).

( ) No lugar de uma criança que recebe pouco a pouco uma linguagem inteiramente fabricada por outros, aparece uma criança que reconstrói por si mesma a linguagem, tomando abrangentemente a informação que lhe provê o meio.

( ) Para regularizar os verbos irregulares (a criança) precisa ter distinguido entre radical verbal e desinência, ter descoberto qual é o paradigma “anormal” da conjugação dos verbos.


A

C - C - E.


B

E - C - C.


C

C - E - E.


D

E - C - E.


E

E - E - E.