

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Assinale a alternativa em que as orações em destaque classificam-se, respectivamente, em subordinada substantiva e subordinada adjetiva.
“Que importa a mim que a bicharia roa/ Todo o meu coração, depois da morte?/ (...) Fique batendo nas perpétuas grades/ Do último verso que eu fizer no mundo!” (Augusto dos Anjos)
“A cidadezinha, onde moro, lembra soldado que fraqueasse na marcha e, não podendo acompanhar o batalhão, à beira do caminho se deixasse ficar.” (Monteiro Lobato)
“... não há nada mais fácil de compreender que a história do mundo, que muita gente teima em afirmar ser complicada para o entendimento rude do povo.” (José Saramago)
“Canudos (...) caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus defensores, que todos morreram.” (Euclides da Cunha)