Imagem de fundo

Na passagem – Essa é a diferença entre o que acontece no...

Leia o texto para responder às questões de números 08 a 10.


Selvageria esportiva


Episódios de violência envolvendo torcedores de futebol, dentro ou fora das arenas esportivas, são uma antiga e deplorável rotina no Brasil. Brigas organizadas pela internet, confrontos no transporte público e agressões variadas se sucedem, não raro provocando mortes.

Foi o que aconteceu em Belo Horizonte em 06.03.2022, um domingo em que as duas principais agremiações mineiras disputaram uma partida pelo campeonato estadual.

Não foi o único enfrentamento deste ano, que vai acumulando uma série preocupante de casos em diferentes localidades.

Diante de tal realidade, cabe perguntar por que dirigentes da área esportiva e autoridades da segurança pública não tomam as medidas necessárias para encerrar ou pelo menos conter esses torneios de estupidez agressiva.

O mais exasperante é que depois de experiências bem- -sucedidas na Europa, em especial no Reino Unido, o Brasil conseguiu avançar na aprovação de leis voltadas para a violência no esporte.

Lamentavelmente, o Estatuto do Torcedor, que prevê punições severas, não é aplicado. Essa é a diferença entre o que acontece no Brasil e em países europeus.

Não é aceitável que esse estado de coisas perdure. Nada justifica que os responsáveis pela organização do futebol e pelas instituições públicas abordem o assunto de modo negligente, como se esse tipo de truculência fosse parte de uma realidade imutável.


(Editorial, Folha de S.Paulo, 11.03.2022. Adaptado)

Na passagem – Essa é a diferença entre o que acontece no Brasil e em países europeus. (6o parágrafo) –, o pronome destacado tem função coesiva, referindo-se à


A

aprovação de leis voltadas para a violência no esporte.


B

ausência de leis para punir a violência esportiva.


C

falta de aplicação de punições severas no esporte.


D

criação de um estatuto para conter a violência esportiva.


E

agilidade na aplicação de punições no esporte.