

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto para a questão 10
O filósofo e jurista Silvio Almeida no seu livro “Racismo Estrutural”, diz que “as instituições são apenas a materialização de uma estrutura social ou de um modo de socialização que tem o racismo como um de seus componentes orgânicos. Dito de modo mais direto: as instituições são racistas porque a sociedade é racista.”. Dessa forma, em relação ao racismo estrutural, ele afirma que “o racismo é uma decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo ‘normal’ com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional.”.
(Disponível em https://bityli.com/bbuOl. Acesso em 02/092021)
Quanto aos aspectos semânticos e estruturais do texto, é correto afirmar que
o uso de aspas na palavra “normal” revela que ela está sendo usada de modo denotativo e reforça a ideia de preconceito.
Silvio Almeida e Racismo Estrutural especificam o nome a que se referem exercendo a função de aposto especificativo.
o uso do adjunto adnominal em “materialização de uma estrutura social” garante a ideia de posse às “instituições”.
o uso de “dessa forma” garante a articulação das ideias ao mesmo tempo em que compara os argumentos apresentados.
em “não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional” os termos destacados são acessórios, portanto sua retirada não compromete o sentido.