

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto que se segue para responder as questões 33, 34, 35 e 36.
O futuro da Terra: como será nosso planeta no século 23
-
Por: Equipe Oásis
-
Um estudo recente projeta a situação — preocupante — do planeta no século 23 em termos climatológicos. Em 2016, as temperaturas globais foram 0.99 ºC mais quentes do que a média do século vinte. Isto faz de 2016 o terceiro ano de recordes seguidos para as temperaturas mais elevadas. O estado da atmosfera terrestre e da temperatura do planeta são governados por dois grandes fatores: a energia proveniente do Sol e o percentual de anidrido carbônico e de outros gases na composição da atmosfera. O primeiro foi lentamente aumentando ao longo da história da Terra, e o percentual dos gases, diferentemente, aumentou e diminuiu várias vezes no tempo, segundo os acontecimentos geológicos e biológicos ocorridos no planeta.
Uma variabilidade “natural”, a da concentração dos gases de efeito estufa, que vigorou pelo menos até há algumas décadas, foi repentinamente substituída por uma outra variabilidade, a artificial, promovida pelas atividades humanas após a Revolução Industrial (ao redor do início do século 19) e a queima de combustíveis fósseis. Tudo isso levou a um rápido aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, fazendo subir a temperatura média do planeta de um modo que não acontecia há muitos séculos, talvez milênios.
Sobre o equílibrio térmico, um artigo assinado por três pesquisadores em climatologia busca traçar uma comparação entre o passado distante e o futuro da Terra no caso de as emissões de CO; por atividades humanas não serem controladas e reduzidas. Eles partem de muito longe, afirmando que a temperatura histórica média do planeta (14 ºC) foi cerca de 31 “C maior que aquela que seria se, para se aquecer, pudesse contar apenas com o Sol. Na ausência de atmosfera, a temperatura deste nosso planeta rochoso seria de -17°C.
Na sua conclusão, o artigo examina o futuro, ou seja, a situação do planeta dentro de dois séculos, se o homem continuar emitindo na atmosfera as mesmas quantidades de anidrido carbônico que deriva hoje das atividades industriais e agrícolas. Sendo certo que o Sol aumentará ainda mais a sua radiação, os autores calculam que já no final deste século 21 a temperatura da Terra será similar à que existiu no período Eoceno (que vai de 56 a 34 milhões de anos atrás): naquele tempo, as florestas temperadas chegavam quase aos polos, e a temperatura média terrestre era de cerca 8 ºC superior à atual. No ano 2250, o anidrido carbônico atmosférico voltará a níveis similares aos de 420 milhões de anos atrás, ou seja, cerca de 2.000 partes por milhão. Unida a uma maior atividade solar, a temperatura terrestre poderá atingir níveis incompatíveis com a vida como a conhecemos hoje.
-
Texto adaptado. Disponível em: (htttp://www.brasil247.com/pt/247/revista oasis/289163/O-futuro-daTerra-Como-ser%C3%A1-nosso- planeta-no-s%C3%A9culo-23. htm. )
Analise as proposições e assinale a alternativa correta.
-
No trecho “A decisão do delegado sobre a prisão dos criminosos pelos policiais militares foi tomada ontem. A remessa de drogas para o exterior surpreendeu a todos.”, há:
-
I Um complemento nominal subjetivo passivo.
II. Dois complementos nominais circunstanciais.
III. Um complemento nominal objetivo.
IV. Dois complementos nominais terminativos.
Somente I e II estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e IV estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.