Imagem de fundo

Assinale a alternativa em que o enunciado atende à...

Leia o texto para responder às questões de números 02 a 09.


Agora, ao Chico Bento, como único recurso, só restava arribar.

Sem legume, sem serviço, sem meios de nenhuma espécie, não havia de ficar morrendo de fome, enquanto a seca durasse.

Depois, o mundo é grande e no Amazonas sempre há borracha...

Alta noite, na camarinha fechada que uma lamparina moribunda alumiava mal, combinou com a mulher o plano de partida.

Ela ouvia chorando, enxugando, na varanda encarnada da rede, os olhos cegos de lágrimas.

Chico Bento, na confiança do seu sonho, procurou animá-la, contando-lhe os mil casos de retirantes enriquecidos no Norte.

A voz lenta e cansada vibrava, erguia-se, parecia outra, abarcando projetos e ambições. E a imaginação esperançosa aplanava as estradas difíceis, esquecia saudades, fome e angústias, penetrava na sombra verde do Amazonas, vencia a natureza bruta, dominava as feras e as visagens, fazia dele rico e vencedor.

Cordulina ouvia, e abria o coração àquela esperança; mas correndo os olhos pelas paredes de taipa, pelo canto onde na redinha remendada o filho pequenino dormia, novamente sentiu um aperto de saudade, e lastimou-se:

— Mas, Chico, eu tenho tanta pena da minha barraquinha! Onde é que a gente vai viver, por esse mundão de meu Deus?


(Rachel de Queiroz, O Quinze)

Assinale a alternativa em que o enunciado atende à norma-padrão quanto à pontuação.


A

Onde é que a gente vai viver Chico? – perguntou Cordulina ao marido.


B

Chico Bento e Cordulina, estavam discutindo os planos de partida, à noite.


C

Para Chico Bento, o Amazonas por causa da borracha, era muito promissor.


D

Na confiança do seu sonho, Chico Bento procurou animar Cordulina.


E

O filho pequenino que dormia na rede remendada, era a preocupação da mãe.