Imagem de fundo

Assinale a alternativa que apresenta uma análise sintática...

Texto-base para as questões 01 a 09.


Já imaginou ter acesso instantâneo às suas certidões por meio da plataforma GOV.BR? Agora isso já é possível, pois a certidão negativa de débitos tributários, da Receita Federal, já pode ser baixada pelo GOV.BR na internet.

Com apenas um clique, o cidadão tem acesso à certidão de forma automática, sem a necessidade de preencher formulários. A novidade visa tornar mais simples a obtenção de documentos do governo pelo cidadão.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, explica que essa é uma evolução do GOV.BR para melhorar o relacionamento da população com o Estado. “O GOV.BR está transformando a vida das pessoas. Estamos aprimorando a plataforma para que a experiência do usuário, em sua interação com o governo, seja simples, prática e fluida. Vamos integrar, cada vez mais, os sistemas governamentais para oferecer, em um único lugar, no GOV.BR, tudo que o cidadão precisa”, destaca.

Outras certidões serão integradas à plataforma em breve. A previsão é possibilitar também a emissão de certidões trabalhistas, previdenciárias, assistenciais e aquelas voltadas aos servidores públicos, de maneira complementar aos canais já existentes.


Fonte: https://www.portalcontnews.com.br/gov-br-passa-a-oferecer-ao-cidadao-o-servico-de-emissao-de-certidoes/

Assinale a alternativa que apresenta uma análise sintática integralmente ADEQUADA.


A

As expressões “pelo GOV.BR” (1º parágrafo) e “Outras certidões” (4º parágrafo) têm a função sintática de agente da passiva.


B

No 2º parágrafo, a expressão “pelo cidadão” tem a função sintática de sujeito da oração subordinada, a qual tem como núcleo do predicado o verbo ‘obter’.


C

No 4º parágrafo, a expressão “de certidões trabalhistas, previdenciárias, assistenciais” tem a função sintática de objeto indireto.


D

No 3º parágrafo, a expressão “o relacionamento da população com o Estado” tem a função sintática de objeto direto.