Considerando os excertos retirados do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, assinale a alternativa correta.
No período “Paul Bloom e Deena Weisberg, que pertencem ao Departamento de Psicologia da Universidade de Yale, atribuem essa dificuldade a duas características psicológicas das crianças [...]”, o uso das vírgulas justifica-se por separar uma oração explicativa.
No período “Bebês de um ano possuem noções claras sobre o mundo físico e o universo das relações sociais.”, o verbo destacado estabelece concordância com o sujeito posposto “noções claras”.
Nas frases “O caso do dualismo entre cérebro e mente é didático.” e “Quantos são capazes de julgar se existe coerência entre a teoria da relatividade e a mecânica quântica [...]”, as palavras destacadas podem ser substituídas sem prejuízo semântico, respectivamente, por: instrutivo, avaliar e discrepância.
Na oração “Quantos são capazes de julgar se existe coerência entre a teoria da relatividade e a mecânica quântica [...]” (parágrafo 11 do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”), o referente do pronome destacado é “alunos”.
Por se tratar de um artigo, o texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças” tem predominância da função conativa da linguagem.