

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto.
A seleção é a pátria de calções e chuteiras.
Definição tão nacionalista, sumária, apaixonada e inapelável só poderia mesmo ter vindo do arsenal de frases memoráveis do célebre dramaturgo e cronista Nelson Falcão Rodrigues (1912 -1980). Senhor de um estilo inconfundível não apenas no teatro, mas também nas crônicas, teve sempre com o futebol uma relação apaixonada. Seus comentários esportivos cultivavam, por vezes, o paradoxo. Vituperando jornalistas que faziam análises lógicas, racionais, ele os chamava de idiotas na objetividade. Em 1970, quando a seleção deixou o Brasil sob vaias para ir buscar o tricampeonato no México, Nelson, um dos poucos a acreditar naquele time glorioso, sentenciou: “A seleção deixou o exílio”.
Deonísio da Silva. A vida íntima das frases
Observe a frase retirada do texto:
“Senhor de um estilo inconfundível não apenas no teatro, mas também nas crônicas, teve sempre com o futebol uma relação apaixonada.”
Sobre ela, assinale a alternativa correta.
A expressão “mas também” acrescenta um fato que contradiz o que foi dito anteriormante.
A expressão “relação apaixonada” é composta por um adjetivo e um substantivo, respectivamente.
A palavras “de”, “um” e “uma” são artigos que definem os substantivos a que se referem, quais sejam: “estilo” e “relação”.
O verbo da oração ratifica o fato de que o cronista não mais escreve nos dias atuais já que está no pretérito perfeito, o que indica uma ação realiada e finalizada.
Se após a palavra “Senhor” fosse colocada uma vírgula, o termo seria transformado em vocativo e a frase continuaria correta do ponto de vista gramatical.