

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para responder às questões que seguem, foram utilizados fragmentos do texto “Escola como parede ou como rede”, de Fernando José De Almeida, publicado na revista educação em 2022 com adaptações. Se necessário, atenha-se ao que está contido em partes ou no todo do fragmento mencionado na questão.
Fragmento 1 – Rede de mentiras, arapucas, enovelamento, enredamento em enganos… Ou pode ser uma rede que permite o acesso a muitas localidades de maneira colaborativa e com ligações múltiplas e cheia de opções. A escola, afinal, é o quê?
De fato, a escola e as redes virtuais de conhecimento trazem essas duas dimensões, como quase todas as instituições humanas. A perspectiva deste artigo é trazer questões para um exercício crítico de análise do projeto pedagógico e curricular de uma escola: será ela uma proteção e/ou uma rede de convívio? Será ela uma “parede” prisioneira ou uma “rede” de mentiras e enganos – instigando ao consumo ou ao fechamento em bolhas?
Em relação à substituição de palavras e expressões sublinhadas no Fragamento 1 do texto, avalie as seguintes propostas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) ‘Arapucas’ poderia ser adequadamente substituída por ‘artimanha’.
( ) A expressão ‘novelos em excesso’ poderia substituir corretamente ‘enovelamento’.
( ) ‘Induzindo’ poderia ser adequamente substituída por ‘instigando’.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V.
F – F – V.
V – F – F.
V – V – F.
F – V – V.