

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre termos essenciais, integrantes e acessórios da oração, avalie as assertivas que seguem à luz do que nos ensina Cegalla:
I. São dois os termos essenciais (ou fundamentais) da oração: o sujeito e o predicado. O sujeito é constituído por um substantivo, um adjetivo ou pronome, ou por uma palavra ou expressão substantivada; o predicado, por sua vez, tem como núcleo significativo um nome (substantivo, adjetivo, pronome, advérbio), ou um verbo seguido ou não de complemento.
II. Chamam-se termos integrantes da oração os que contemplam a significação transitiva dos verbos e nomes. Integram (inteiram, completam) o sentido da oração, sendo, por isso, indispensáveis à compreensão do enunciado.
III. O agente da passiva e o objeto direto pleonástico são considerados termos acessórios da oração, visto estarem relacionados à essência do enunciado.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.