Imagem de fundo

No ensaio “O cosmopolitismo do pobre” (O cosmopolitismo do...

No ensaio “O cosmopolitismo do pobre” (O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural), Silviano Santiago indica existir pelo menos duas formas de multiculturalismo, uma “antiga” e outra atual. Sobre elas, é correto afirmar:


A

O novo culturalismo se afirma pelo reforço dado ao conceito de nação como “comunidade imaginada”.


B

A nova forma de multiculturalismo precisa incorporar ou considerar somente os desfavorecidos dentro de cada nação, considerada individualmente.


C

O “antigo” multiculturalismo nega a convivência pacífica entre grupos étnicos e sociais nas nações do Novo Mundo, daí nunca ter defendido a miscigenação.


D

O antigo multiculturalismo nega o conceito de aculturação que, no caso do Brasil e em conformidade com o exposto, só se fez fortalecer com a ideologia do “homem cordial”.


E

A reestruturação do antigo multiculturalismo solicita uma teorização que considere na marcha da economia globalizada, duas formas de “desnacionalização”: a da política e a do espaço urbano.