

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Marque a alternativa que contenha o segmento do texto que não apresente erro(s) de concordância verbal ou nominal.
O artigo 37 da Constituição da República serve de suporte para a norma impositiva do processo de licitação nas aquisições do Estado. O processo licitatório deve assegurar igualdade de condições entre os licitantes e que nos contratos se estabeleçam obrigações de pagamento, mantida as condições efetivas da proposta.
A Constituição foi promulgada em 1988. O novo texto constitucional tinha o compromisso de assentar as bases para afirmação da democracia no Brasil. Necessitavam-se, naqueles dias, de novas esperanças. Era preciso criar instituições democráticas sólidas.
A República remete à significação de “coisa pública”. O que pertence ao povo, o que é de interesse comum. Sua virtude é a afirmação do direito de participar da vida pública. Seu inimigo é a corrupção. Mas houveram avanços na criação de instituições de combate à corrupção nas últimas décadas.
O século XX foi um cenário de ditaduras diversas, de um lado e de outro do espectro político. Subtende-se que a constitucionalização de direitos e o fortalecimento de órgãos de controle se dão como resposta ao período de ditadura militar.