

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto para responder às questões de números 07 a 09.
Cerca de 1 300 anos atrás, uma mulher pegou um livro precioso e rabiscou letras e desenhos nas margens. Ela não usou tinta, apenas arranhou o papel, e os rabiscos ficaram quase invisíveis a olho nu. Ninguém sabia que eles estavam ali, até o ano passado.
O livro é uma cópia dos Atos dos Apóstolos, parte do Novo Testamento, datada do século 8o. Os pesquisadores sabiam há algum tempo que o texto religioso provavelmente seria de propriedade de uma mulher, mas não tinham certeza de quem se tratava.
Até que, em 2022, a pesquisadora Jessica Hodgkinson, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, decidiu dar uma olhada mais de perto e ficou surpresa ao descobrir um rabisco escondido na página 18, exatamente abaixo do texto em latim.
A última palavra do rabisco está incompleta, e análises posteriores revelaram que deliberadamente se arranhou o livro com algum objeto em mais quatro páginas.
Hodgkinson interpretou o primeiro símbolo como uma cruz, seguida por “Eadburg” – quase com certeza, o nome da dona do livro. Não se sabe muito sobre ela, mas Hodgkinson e sua equipe suspeitam que Eadburg fosse uma freira em uma vila no condado de Kent, na Inglaterra.
A pesquisadora pôde encontrar as gravuras de Eadburg graças a uma nova tecnologia de formação de imagens da Biblioteca Bodleiana, que consegue mapear a textura física e os contornos das páginas dos livros e manuscritos ou da superfície de outros objetos históricos, como placas de impressão.
Os pesquisadores do projeto utilizam dois aparelhos para criar representações digitais de páginas e objetos. Um deles se chama “Selene” e tem quatro câmeras capazes de capturar diferenças de relevo das superfícies de até 25 micrômetros (correspondente em milímetros a 0,025).
Por que as pessoas arranhavam seus nomes em livros? Pode ter sido simplesmente para mostrar quem era o dono da obra, sem rabiscar um precioso texto religioso. “Estes manuscritos eram considerados sagrados. Mesmo que quisesse deixar sua marca neles, o dono do material se policiaria para não danificá-lo”, explica John Barrett, funcionário da Biblioteca.
(Richard Fisher. Os rabiscos misteriosos encontrados em livro de 1.300 anos. www.bbc.com, 30.03.2023. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o trecho do texto reescrito entre colchetes preserva a norma-padrão de colocação pronominal.
… seria de propriedade de uma mulher, mas não tinham certeza de quem se tratava. – 2o parágrafo.
[… seria de propriedade de uma mulher, mas não tinham certeza de quem tratava-se.]
… revelaram que deliberadamente se arranhou o livro com algum objeto em mais quatro páginas. – 4o parágrafo.
[… revelaram que deliberadamente arranhou-se o livro com algum objeto em mais quatro páginas.]
Não se sabe muito sobre ela, mas Hodgkinson e sua equipe suspeitam que Eadburg fosse uma freira… – 5o parágrafo.
[Não sabe-se muito sobre ela, mas Hodgkinson e sua equipe suspeitam que Eadburg fosse uma freira…]
Um deles se chama “Selene” e tem quatro câmeras capazes de capturar diferenças de relevo… – 7o parágrafo.
[Um deles chama-se “Selene” e tem quatro câmeras capazes de capturar diferenças de relevo das superfícies de até 25 micrômetros…]
Mesmo que quisesse deixar sua marca neles, o dono do material se policiaria para não danificá-lo”… – 8o parágrafo.
[Mesmo que quisesse deixar sua marca neles, o dono do material policiaria-se para não danificá-lo”…]