Na terceira fase do Modernismo brasileiro, Guimarães Rosa apontou novos rumos para a literatura brasileira, por meio de uma perspectiva renovada para o regionalismo. Considerando a leitura do texto 42A2-III e aspectos da literatura brasileira, assinale a opção correta a respeito dessa perspectiva.
Em oposição à proposta dos regionalistas da segunda fase modernista, os escritores da chamada “Geração de 45” passaram a se preocupar menos com as questões políticas, ideológicas e culturais e privilegiaram a questão estética, a exemplo da recriação poética da linguagem sertaneja na narrativa de Guimarães Rosa.
Guimarães Rosa renovou a linguagem da prosa regionalista ao explorar recursos da expressão poética na narrativa e ao aprofundar a caracterização do homem sertanejo, dando-lhe preocupações existenciais e metafísicas.
O sertanejo, na obra de Guimarães Rosa, é caracterizado como um ser que luta pela sobrevivência diante das forças da natureza árida do sertão e da violência de um meio que oprime o trabalhador rural pobre e inculto.
O espaço das narrativas de Guimarães Rosa sempre é rural e habitado por sertanejos pobres, mas dotados de elevada intelectualidade, que se revela por meio de uma linguagem literária elevada e abstrata, repleta de sugestões musicais.
O regionalismo em Guimarães Rosa tem como ponto de partida o contraste entre cidade e campo, ou entre homem culto da cidade e homem iletrado do campo; e tem como finalidade sondar a diversidade regional da realidade brasileira.