Imagem de fundo

O texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se con...

O texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos; […] por meio de ações linguísticas e sociocognitivas, constroem objetos-de-discurso e propostas de sentido, ao operarem escolhas significativas entre as múltiplas formas de organização textual e as diversas possibilidades de seleção lexical que a língua lhes põe à disposição. A essa concepção subjaz, necessariamente, a ideia de que há, em todo e qualquer texto, uma gama de implícitos, dos mais variados tipos, somente detectáveis pela mobilização do contexto sociocognitivo no interior do qual se movem os atores sociais.


Em decorrência, postula-se que a leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias tanto de ordem linguística como de ordem cognitivo-discursiva, com o fim de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher as lacunas que o texto apresenta, enfim, participar, de forma ativa, da construção do sentido. Nesse processo, autor e leitor devem ser vistos como “estrategistas” na interação pela linguagem.


KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006b. p. 7.


Tendo em vista as ideias apresentadas no texto, é correto afirmar:

A

A leitura de um texto exige do leitor uma mobilização de conhecimentos linguísticos para decodificar, interpretar e fazer inferências textuais.

B

A habilidade do leitor de estabelecer hipóteses textuais é secundária à organização planejada pelo autor no processo de compreensão da leitura.

C

O leitor assume um papel mais importante do que o autor na construção de sentido do texto, atuando como protagonista lexical.

D

A leitura é um processo que se encaminha por via de mão única, sendo o autor o responsável por guiar o leitor na absorção do sentido.