Referindo-se à Língua falada e língua escrita, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa devida.
( ) “Fatores naturais: o uso da língua pelos falantes sofre influência de fatores naturais, como idade e sexo. Uma criança não utiliza a língua da mesma maneira que um adulto, daí falar-se em linguagem infantil e linguagem adulta” (soportugues.com.br/secoes/seman/seman3.php).
( ) “A língua permite que exista a comunicação entre os indivíduos que dominam esse mesmo código (alfabeto, vocabulário, etc.). Isso significa que, ao conhecer as regras da língua, conseguimos decodificá-la (ler, escrever e entender o significado das mensagens)” (Redação e Gramática Zica - redacaoegramatica.com.br).
( ) “FALA: é, inicialmente, condicionada pelas regras da língua, mas permite a criatividade em seu uso. A língua é o código em comum a todos de uma mesma língua materna, a fala é a forma como cada indivíduo a utiliza” (Redação e Gramática Zica - redacaoegramatica.com.br).
( ) “ESCRITA: não é apenas a representação da língua falada. Trata-se de um sistema mais disciplinado e rígido, que não tem mímica (gestos), tom de voz, ou fisionomia. Além disso, a escrita usa a gramática como base” (Redação e Gramática Zica - redacaoegramatica.com.br).
( ) “FATORES DE USO DA LÍNGUA: Fatores regionais: trata-se das diferenças do uso da língua em diferentes partes do país ou até mesmo de uma mesma região (bairro, cidade, estado). Em cada uma delas, existem palavras específicas que compõem o vocabulário dessas pessoas. Fatores culturais: escolarização e formação cultural. Geralmente, pessoas mais escolarizadas têm um maior domínio da língua. Fatores contextuais: modo de fala muda de acordo com a situação. Fatores profissionais: linguagem técnica de uma profissão”
(Redação e Gramática Zica - redacaoegramatica.com.br).
V – V – V – V – V.
V – V – F – V – V.
V – F – V – V – F.
V – F – V – F – V.